quarta-feira, 4 de novembro de 2009

aves


Arara Glauco



Nome cientifico: Ara glaucogularis

Hábitos alimentares:  Comem uma grande variedade de frutas maduras e verdes. Vários frutos de palmeiras, sementes, flores, verduras e legumes. Alimentam-se em árvores, provavelmente também comem insetos e suas larvas. Quase todo dia voam de manhã e ao entardecer para comer barro em terra rica em mineral. Acredita-se que isso seja para neutralizar o conteúdo tóxico de algumas frutas verdes.

Ambiente em que vivem: Savanas com palmeiras e árvores em zona tropical, provavelmente também em bosques abertos e florestas tropicais.

Numero de filhotes: e 01 a 03 ovos normalmente, que poderão estar infecundos ou os filhotes morrerem dentro do ovo

Curiosidade: Sua plumagem em geral é azul, porém mais clara que a Ara. Ararauna. A área sem penas na face é branca com algumas linhas de penas azuis claras que se unem a uma marcação grande de cor azul, na garganta. As penas que cobrem os ouvidos, os lados do pescoço, a parte superior do peito, o abdômen, a região coberta pelo rabo e debaixo de asa são amarelos alaranjados, a parte de cima do rabo é azul, enquanto a debaixo é amarela esverdeada, seu bico é negro, sua íris é amarelo claro e seus pés são cinza escuros.



Arara Rubrogenys


Nome cientifico: Ara rubrogenys

Hábitos alimentares: Amendoins e milho de campos cultivados, como também várias espécies de cactos e outras frutas selvagens. Passam muito tempo no chão se alimentando, chegam a ficar até 04 horas nos campos diariamente.

Ambiente em que vivem: Vales semi-áridos da Cordillera Real com árvores de espinho e vegetação de floresta seca entre 1.300 m e
2.200 m

Numero de filhotes: O normal é ver 02 filhotes por casal, raramente 03 e muito raramente 04

Curiosidade: Normalmente andam em pares ou bandos pequenos de até 30 pássaros fora da época reprodutiva.
Ocasionalmente podem ser vistos até 80 pássaros nas árvores de descanso. Fazem poleiros em precipícios ou em árvores pequenas. Voam no começo da manhã para se alimentar e voltam no final da manhã. Costumam descansar ou até dormir entre as 10:00h e as 14:30h. Voltam novamente à área de alimentação entre as 14h30min e 17h00min, voando depois disto para as árvores de descanso. São barulhentos e nem um pouco tímidos. Seu vôo é forte. Chegam até a voar em tempestades de areia, às vezes voam muito alto antes de planar para baixo. Alcançam velocidades de até 60 km/h. Seu chamado é curto, alto e estridente. Gritam mais quando excitadas ou em vôo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário